Foto: Divulgação/Prefeitura de Agudo
O município de Agudo recebeu uma equipe de 33 militares do Exército para intensificar as ações de resgate e apoio à população atingida pelas fortes chuvas na cidade. Conforme o prefeito Luís Henrique Kittel (PL), os soldados chegaram em aeronaves no fim da noite de sábado (5) e há previsão de que um novo grupo se some aos trabalhos nos próximos dias.
– Existe a informação de uma possível alternativa para se chegar em Agudo por terra, saindo de Santa Maria, passando por Cruz Alta, Sobradinho, Arroio do Tigre e Lagoa Bonita do Sul. Se isso for confirmado, podem chegar mais 80 homens com caminhões e máquinas para atuar no município – afirma Kittel.
Além do Exército, o município também contou com reforço de equipes da Base Aérea de Santa Maria (BASM) para o resgate de mais de 30 pessoas na localidade de Porto Alves, na última quarta-feira (1°). PMs do 2° Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) da Brigada Militar de Santa Maria também estiveram no município para apoiar nas ações.
600 pessoas seguem isoladas
Ainda de acordo com o prefeito, mais de 600 pessoas da região norte da cidade seguem isoladas por conta da dificuldade de acesso à área. Como suporte às pessoas ilhadas, são realizados sobrevoos para fornecer mantimentos e remédios. Além disso, parte do sinal telefônico foi retomado na região, permitindo que a situação seja atualizada pelos próprios moradores.
– Não temos registro de mortes e nem desaparecidos, mas isso não significa que estamos tranquilos, porque ainda não conseguimos ter acesso a essa região e por isso continuamos com o sinal de alerta ligado – relatou o prefeito.
Cerca de 100 pessoas estão desalojadas no município, metade delas está abrigada no espaço de acolhimento montado no ginásio municipal, o restante está em casa de parentes.
Leia também
- Confira os pontos de bloqueios em rodovias da região neste domingo
- Corsan liga novas bombas e aumenta abastecimento de Santa Maria para 60%
- Santa Maria terá base do governo do Estado para abastecer comunidades isoladas